top of page
Foto do escritorGestao preta

3 passos para você vender mais no final de ano!

Atualizado: 21 de nov. de 2022

Época natalina é uma ótima oportunidade para faturar uma renda extra...


De acordo com pesquisas recentes, o comércio já está extremamente aquecido para vendas no período que já é bastante esperado por comerciantes, fabricantes e empreendedores: o final do ano!


A demanda crescente nessa época do ano, já deixou de ser um fator relacionado apenas às comemorações de natal e ano novo; a cultura do Black Friday cria expectativas de potencialização de vendas, elevando-as desde o mês de novembro em todos os segmentos de bens e consumos.


E sendo assim, seu planejamento deve ser executado previamente, como já é de costume para quem trabalha no comércio (sempre se antecipar as datas comerciais). Sua campanha, catálogo, estoque (de material ou produto), ofertas e previsões já devem estar montadas anteriormente, isso favorecerá a execução de suas vendas.


Atenção!


Importante observar que as vendas em plataformas digitais vêm ganhando força e fidelizando muitos clientes, desde o cenário da pandemia; seu negócio, seja ele de qualquer segmento, deve acompanhar essas atualizações, estando apto a alcançar um número mais relevante de interessados por seu produto ou serviço.

Multidão em avenida comercial
Multidão em avenida comercial

Estamos falando de um período onde as pessoas já estão mais propensas a investir em presentes em geral, decoração, alimentos, roupas, acessórios, calçados, serviços de beleza... E essa é uma oportunidade ideal para ofertar o melhor para seus clientes, isto exige planejamento, conhecimento e dedicação.


Vender não é uma tarefa fácil e você já deve ter estabelecido um processo sustentável sob o qual você consiga trabalhar: anúncios, propagandas, ofertas, produções, embalagens, logística de entrega, fotos, pós-venda. Todos os passos são importantes neste fluxo, para que seu possível cliente tenha uma experiência incrível e os frutos de sua estratégia perpetue para além dessa época.


Aqueça seu público nas redes sociais


É importante que você conheça seu público: idade, gênero, região, poder aquisitivo, preferências. Esteja apto a mapear as preferências de seu possível comprador, isto te ajudará a ser mais assertivo na criação de promoções, coleções e ofertas direcionadas intencionalmente.


Você precisa aquecer seu público e para isto precisa conhecer o perfil dele para assim efetivar uma comunicação assertiva, favorecendo a conversão em vendas.


Sua presença digital precisa de constância, não adianta resolver fazer chover publicações e conteúdos (como atitude de desespero) em datas que você julgue melhor, você pode ir elevando as expectativas de seus clientes, desde já, criando conexões e relacionamentos, observando as interações, engajamento. Assim, quando você lançar uma nova coleção eles estarão propensos a comprar.


Lembre-se que não adianta ter um ótimo produto, sendo ofertado com uma condição diferenciada, se seu público não sabe disso.


Comunique sobre detalhes, eleve o valor de seu trabalho, faça postagens atrativas sobre seus produtos, exemplifique sobre como usar, com o que combinar.


Utilize vídeos, não apenas fotos, e em diferentes plataformas, sempre observe por onde seu público marca presença e interage mais. A presença digital tem alavancado muitos negócios e o seu pode ser um deles.


Aposte no simples e no prático


Você sempre estará lidando com uma ampla concorrência e isto não se pode negar, por isto crie sempre caminhos mais fáceis para seu cliente, a experiência mais objetiva o fidelizará.


No momento em que você lançar as suas ofertas seja simples e objetivo, nada de “valor no direct" criando mais uma barreira para que ele chegue até a compra; ou “me chama no WhatsApp”.


Existem ferramentas que podem ser utilizadas estrategicamente, para que através de apenas um click o cliente chegue até você (deixar o link de seu WhatsApp disponível na bio do Instagram, por exemplo).


A simplicidade e a praticidade também valem para a ideação de produtos, observe que coleções grandes fazem o cliente se perder no meio do caminho, gerando indecisão e provocando o “vou pensar e depois falo”. Faça de uma ou duas peças o ponto focal de sua divulgação.


Esteja atento em deixar informações como tamanho, cor, se é ou não a pronta entrega, se for por encomenda em quanto tempo estará pronto.

As ferramentas digitais nos trazem muita praticidade.
As ferramentas digitais nos trazem muita praticidade.

O mesmo vale para os benefícios ofertados na aquisição e para informações descritivas, necessárias, que respondam previamente a perguntas como: tem garantia? Qual prazo para troca? Quais as formas de pagamento? Onde posso retirar? Dispõe de entrega?


Respostas prontas podem parecer práticas, mas fazem o seu cliente se sentir atendido por um robô, precisa existir um equilíbrio. Separe respostas para as principais perguntas que você identifica como top 5, deixe-as salvas e utilize para facilitar a sua comunicação, mas, não dispare aleatoriamente. Você precisa atender a seu cliente de maneira singular e ele precisa sentir isto desde a primeira abordagem.


Utilize o WhatsApp Business


O WhatsApp é sem dúvidas o aplicativo mais utilizado para conversas e negociações em tempo real. E para você que é empreendedor, existe uma versão apropriada para as suas demandas comerciais, que facilita sua rotina de vendas, através de várias ferramentas pensadas intencionalmente para E-commerce.


A primeira delas é que você pode criar um catálogo com fotos e imagens, e pode compartilhar através de link, simples, prático e seguro; em caso de interesse seu cliente já estará em contato diretamente com você.


Além disso tem as etiquetas, super úteis para que você possa classificar conversas de acordo com as situações como por exemplo: pagamento pendente, cliente frio morno ou quente, pós-venda (para impactar depois de 7 dias), pedido pendente de produção.


Você pode separar por demanda, por data, por campanha, por status... Da forma que puder ser aplicado para a sua percepção e acompanhamento, isto poderá potencializar as suas vendas pela qualidade de seu atendimento e atenção.


A barra de atalhos também pode ser uma ótima aliada, como ferramenta de apoio, lembra das mensagens prontas? Pois é, elas podem ficar salvas e podem ser incorporadas a sua fala apenas clicando na barra (/) onde você poderá adicionar e editar atalhos com informações de endereço, horário de funcionamento, tabela de tamanho ou de cores, métodos de pagamento, chave pix, mensagem de saudação ou de agradecimento.

Este é um ótimo momento para investir em seu negócio com estratégias inteligentes! Estude e aplique formas que possam potencializar suas vendas.


Preveja datas importantes de recebimento de salário, por exemplo, e lance uma promoção exclusiva para essas datas, observe seu público, ele apontará soluções e caminhos para você trilhar o sucesso!

Posts recentes

Ver tudo

Comments


  • Whatsapp
  • Youtube
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Spotify
bottom of page