top of page
Foto do escritorGestao preta

A tecnologia ainda é uma barreira?

Tão presente em nossos dias, ainda causa medo, é vista como ameaça ou desconfiança.

Qual a razão?


É muito fácil observar 2 dos principais motivos: A diferença de gerações e Desigualdade social.


Pessoas que ultrapassaram os 45 anos, tendem a sentir mais dificuldades em lidar com as novidades tecnológicas. Como não cresceram utilizando redes sociais, jogos eletrônicos, por exemplo, essa faixa etária se distanciou da tecnologia. Em sua maioria, tiveram que aprender por necessidade profissional.


A desigualdade também contribui para isso. A má qualidade da educação pública faz com que os jovens cresçam sem acompanhar e aprender como utilizar tecnologia de forma útil para sua vida, além de jogos e redes sociais.


É comum em cursos de graduação e pós-graduação encontrar alunos em semestres avançados, precisando de um nivelamento em informática, para utilizar ferramentas consideradas básicas.

Do mesmo modo ocorre no mercado de trabalho, onde dentro das empresas a inovação pode ser “sabotada” pela resistência dos colaboradores em adotá-la. Os motivos? Medo ou falta de conhecimento




A precária educação de base contribui muito para encontrarmos profissionais com dificuldades em diversas etapas da carreira.


Basicamente, a resistência pode ser originada por 4 fatores básicos:


Interesses pessoais

Medo de perder emprego, ser substituído pela máquina/automação; Ou substituição de um produto por outro, gerando um desuso do mais antigo.


Natureza humana/Ação intuitiva

Resistência inicial, comum em quase todos nós. Qualquer novidade, principalmente de grande impacto gera desconfiança e sofre resistência.


Dificuldade/Falta de conhecimento

A dificuldade e falta de conhecimento gera dúvidas infinitas, idealização sem fundamento, que geram a resistência. Além disso, não são todos que se sentem confortáveis em expor essa dificuldade.


Espanto com mudanças bruscas

Novidades que mudam a forma como lidamos com algo, mudam nossa rotina ou como interagimos, inicialmente aparecem como ameaças. Por exemplos, as chamadas de vídeo, intensificadas na pandemia; Pagamentos eletrônicos via celular ou informatização de serviços públicos.


 

De modo geral, mudanças são sempre encaradas com alguma desconfiança. E o avanço da digitalização tem criado um ambiente com novidades constantes e que nem sempre conseguimos acompanhar. A chave é tentar se adaptar, buscando informações, tirando dúvidas com quem pode nos ajudar, fazendo algumas pesquisas pela internet ou buscando ajuda especializada.


E ai, como é sua relação com a tecnologia?



11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


  • Whatsapp
  • Youtube
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Spotify
bottom of page