Entender suas forças e fraquezas emocionais pode fazer diferença na sua carreira.
Todos nós somos frutos de um conjunto de crenças, estudos, experiências e comportamentos que nos compõem como indivíduo. Entender cada ponto de sua personalidade, ou pelo menos, o que pode te ajudar ou atrapalhar é um passo fundamental no desenvolvimento pessoal.
Mas, onde a autoconsciência nos ajuda?
Se existem coisas que podem ser cruciais na sua jornada profissional, a autoconsciência certamente é uma delas. Ela nos permite saber nossas qualidades, bem como bloqueios ou deficiências.
Mas, saber não é suficiente. Precisamos ser realistas com nossas fraquezas e trabalhar para reverter o quadro ou para evitar expor e colocar seus pontos fracos a prova.
No entanto, não é só o ponto de vista interno que devemos considerar. É de extrema importância observarmos como é nossa comunicação, nosso estilo, e como as outras pessoas percebem/enxergam ou são impactadas por isso.
Não significa que deve se importar muito com opiniões alheias, mas é necessário entender se seus modos de comunicação estão compatíveis com seus próprios objetivos e se realmente você está seguindo em direção a eles.
Tenha certeza de que todos estão te compreendendo e de que os estilos de comunicação que adota com as pessoas estão adequados e possibilitando que se extraia o melhor de cada conversa.
O que vai te diferenciar na sua carreira é ter essa leitura consciente e realistas de suas emoções, comportamentos e maneiras de se comunicar, percebendo como isso tudo pode ter efeitos negativos ou positivos sobre seu desempenho e relações.
(...) é necessário entender se seus modos de comunicação estão compatíveis com seus próprios objetivos e se realmente você está seguindo em direção a eles.
Comments