top of page
Foto do escritorGestao preta

Como entender melhor os clientes e buscar informações sobre eles?

Na nossa jornada empreendedora, não podemos ter informações superficiais de nosso público.

Atualmente ter informações/dados é sinônimo de vantagem competitiva.

A essa altura do campeonato, fica evidente que mudanças acontecem a todo tempo num mundo globalizado e no mercado, que se mostra tão dinâmico.


Tendências de consumo mudam com frequência, inovações tecnológicas influenciam a maneira como os consumidores enxergam os produtos e serviços e a riqueza de informações disponíveis na internet permitem maior pesquisa e comparação.


Diante desse dinamismo é muito necessário termos informações sobre o nicho de mercado que atuamos ou pretendemos entrar.


Empresas mundialmente conhecidas não economizam quando os assuntos são dados e informações. Com dinheiro e investidores, essas empresas possuem setores de pesquisa e desenvolvimento enormes, muitas vezes espalhados por diversos países.


Organizações com grande nível de informações, certamente têm potencial e desempenho superior, pois podem escolher melhor seus mercados, desenvolver melhores ofertas e executar planejamentos mais eficientes.


Mas, como nós, “meros mortais”, com orçamento apertado para quase tudo, podemos obter elementos importantes sobre nossos clientes e mercados?


Vamos nessa?


O primeiro ponto é entender que tipo de decisões você toma com frequência.


Por exemplo, se precisa sempre escolher a variedade de produtos para comprar e revender em sua loja, é importante analisar e registrar quais sãos os que tem mais saída, quais despertam interesse, mas, não vendem muito, etc.


Depois de analisar isso, agora é hora de entender o perfil de seus clientes. Crie um cadastro simples, com nome, idade, gênero, se possível, emprego/cargo e renda média, preferências (de lazer, de roupas, de música, etc).


O ideal é ter o máximo de informações sobre eles, mas para não ser muito invasivo, inicie com informações básicas e à medida que avança no relacionamento e ganha confiança, você vai obtendo mais informações.


Você pode obter esses dados através de conversas casuais, formulários de pesquisa (via Google Forms), perguntas via Whatsapp, etc.


Se trabalha com venda de produtos, como cosméticos por exemplo, busque saber se seus clientes já têm pessoas fixas para prestar serviços como de cabelereira ou trancistas, manicures, barbeiros, etc.


Sabendo disso, você pode indicar pessoas de sua confiança, estreitando os laços com esses clientes, ou até pensar em você mesmo oferecer isso, caso tenha identificado uma oportunidade de ofertar serviço complementar.


O mesmo vale para o contrário: se trabalha com serviços, pode começar a vender produtos também.


Abaixo, listamos alguns questionamentos que você pode se fazer. Busque responder estas perguntas, que certamente entenderá que tipos informações do mercado e clientes precisará obter.


  1. Que tipo de decisões toma com frequência?

  2. Que informações precisa para tomar essas decisões?

  3. Quais produtos ou serviços seus clientes buscam e não encontram?

  4. Que assuntos você gostaria de obter regularmente?

  5. Qual o perfil dos seus clientes? Tem informações sobre eles?

Você pode também obter algumas informações através das redes sociais. No Instagram, por exemplo, muita gente coloca dados importantes como idade, localidade e ainda dá para perceber algumas preferências e interesses.


O Linkedin é uma rede um pouco mais séria, voltada para conteúdos profissionais e também para a busca de oportunidades de trabalho.


Lá, existem outros dados que você pode não encontrar no Instagram. Informações sobre profissão, local de trabalho, conteúdos sobre a área de atuação do cliente, colegas de trabalho, etc. Isso tudo pode ser muito útil para você.


Esperamos que as dicas também sejam úteis. Até a próxima!



28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


  • Whatsapp
  • Youtube
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Spotify
bottom of page