Todo mundo busca, mas nem todos sabem pedir...
Seguir uma carreira profissional exige lidar com vários desafios em relação à competência, aprendizado, organização, aptidão e domínio.
Se manter em uma vaga de emprego por si só já demanda bastante empenho e esforço; e para seguir uma trilha de carreira, subindo de função ou aumentando o salário, espera-se que você seja cobrado e exigido em um nível proporcionalmente maior.
Antes de qualquer coisa, tenha clareza do plano de carreira ofertado na instituição, para a sua função, assim você poderá avaliar o melhor momento para seu pedido.
O seu primeiro desafio será a auto avaliação, que precisará ser sensata e honesta. Esteja atento para as atividades que você já vem desempenhando, observe aspectos como pontualidade, compromisso, entregas, relacionamento em equipe, qualificação acadêmica e afins. Se possível, peça feedback a seu superior direto, para te ajudar nessa avaliação.
O segundo passo se trata de um grande medo que muitas vezes aterroriza um candidato ao ponto de impedi-lo de verbalizar sua ambição à determinada posição: Pedir o aumento ou promoção! É importante considerar que pedir aumento não está errado, e isto faz parte da vida corporativa.
Portanto avalie primeiramente, se o seu resultado tem agregado valor a empresa, seu tempo de casa (não há tempo mínimo ou máximo para se fazer este tipo de pedido, mas considere o cenário todo, e utilize de bom senso), a situação da empresa e do mercado de trabalho; e tenha sempre informações sólidas para utilizar como parâmetro de comparação.
Não existe receita de bolo, você encontrará a forma inteligente e estratégica de pontuar sua opinião e fazer seu pedido. Algumas dicas podem te ajudar, e podem ser facilmente adaptadas e incorporadas a sua situação:
1 - Não especifique o valor:
Lembre-se, você estará apontando sua qualidade, seu desempenho e entregas, quem deve definir junto ao setor responsável, de quanto será este aumento, será seu superior pois será necessária a consideração de outros fatores como por exemplo a saúde financeira da empresa.
Esteja atento a termos ou palavras que soem como desrespeito, imposição ou até mesmo descontentamento. Foque em evidenciar seus avanços e seu interesse em firmar sua carreira na organização atual.
O propósito de sua conversa é não precisar falar “aumento” e sim induzir seu superior a entender que você é merecedor de uma “recompensa”, e ele mesmo poderá indicar como isto pode ser considerado (aumento de salário, alteração funcional, ampliação de um benefício, etc).
2 – Seja cuidadoso nas palavras:
Utilizar bem as palavras requer cuidado e domínio, um termo mal colocado pode gerar uma interpretação errada e travar o ouvinte em acolher sua solicitação.
Tenha em mente que neste momento você estará em uma negociação onde você é o produto e ele é o comprador, e como vendedor você deve evitar uma postura apelativa e desesperada, atente ao tom de voz, ao olhar e a postura corporal; se apresente de forma segura e objetividade, evite rodeios.
Há argumentações que podem provocar o efeito oposto do que se espera, evite utilizar:
Não utilize em hipótese alguma, termos de comparação com funcionários ou com empresa A ou B, assim você estará evidenciando um senso de competição que não soará bem, e que talvez você nem incorpore de fato. Sua história na empresa tem sua relevância quanto aos relacionamentos bem estruturados que você mantém. Sua estadia em outras empresas provavelmente te ensinou algo, que soma a sua performance de hoje, porém nunca em caráter comparativo; respeite a sua história de modo singular; assim como a da empresa em que você está vinculado. Comparações sempre soam como críticas destrutivas.
Não cite seus problemas pessoais financeiros pontualmente, como por exemplo confidenciar uma necessidade ou problema que justifique o mérito de seu aumento de salário, suas necessidades pessoais soarão como atitude de desespero e podem até mostrar um possível descontrole financeiro de sua parte; e essas necessidades não importam para este momento, e sim suas ambições corporativas/profissionais.
Evite menções a ameaças, você pode ser considerado útil, mas você não é insubstituível. Não utilize de argumentações que levem a entender que caso a sua solicitação não seja atendida a empresa não poderá mais contar com você, ou que qualquer outra proposta externa seria o suficiente para seu desligamento (a empresa conta com você, mas não lidará bem com a ameaça de uma ruptura não programada).
3 – O resultado:
Seja maduro em receber respostas sejam elas negativas ou positivas. Seu superior poderá acatar uma decisão favorável ou não à suas expectativas.
Em caso afirmativo, seja discreto e não compartilhe a informação com seus pares, salvo se seu superior comunicar aos demais. Em caso de alteração de sua função (promoção), seja responsável em entender com clareza quais seriam as suas novas atribuições, agradeça pela confiança e siga com uma postura inteligente, buscando referências e conhecimento para que seu desempenho seja sempre relevante para os resultados da empresa.
Em caso negativo, seja sensato em aceitar e entender o motivo de este momento não ser o melhor para essa solicitação ser atendida.
Pode ser que este momento seja um momento de feedbacks negativos afim de esclarecer o porquê de você não estar apto para um novo cargo ou salário.
A decisão final deve ser respeitada com maturidade e profissionalismo, aproveite este momento para pedir auxílio em traçar um plano de desenvolvimento profissional junto a seu chefe, porém não leve ele a entender que você está pedindo por promessas.
Esperamos que essas dicas tenham auxiliado e identificar a estação que você tem vivido em sua empresa, avaliando se é o melhor momento para solicitar alteração em relação a função, benefícios ou salários.
A busca por reconhecimento financeiro é algo que passa primeiramente por sua valorização pessoal e a forma como você se enxerga dentro de uma instituição; seja sensato e se porte de modo seguro, seu silêncio muitas vezes fala muito mais que qualquer sinalização verbal de autoafirmação.
Recebendo um aumento financeiro imediato ou não, você ao mínimo demonstrou com clareza que tem ambições e está disposto a se esforçar para alcançá-las; e isto não deve ser visto como atitude errada ou inapropriada, e sim uma solicitação absolutamente normal em sua jornada profissional.
Comments