Sua saúde emocional pode ser muito mais importante do que você acredita, pois ela está diretamente ligada à sua produtividade, humor e a suas relações pessoais e interpessoais.
Esteja atenta a sinais e ações preventivas que podem te proporcionar uma estadia saudável em sua empresa, mesmo em dias em que você é exposto a situações difíceis que exigem bastante de suas emoções.
A verdade é que todos nós temos dias em que nos sentimos sobrecarregados em relação a demandas do trabalho, isto pode ser por cobranças excessivas, desgaste físico, relações insalubres ou envolvimento emocional. Todos estes fatores podem desencadear ou potencializar problemas emocionais ou psicológicos como picos e/ou crises de ansiedade, estresse e até mesmo uma depressão.
É compreensível que para a maior parte da população que trabalha grande parte do dia, se torna difícil e muitas vezes inacessível investir tempo e recursos para tratar demandas de saúde mental, mesmo sabendo que é necessário.
A verdade é que todos nós temos dias em que nos sentimos sobrecarregados em relação a demandas do trabalho
Segundo a Organização Mundial de Saúde, 15% dos trabalhadores possuem transtornos mentais, e isto envolve vários fatores que precisam ser considerados.
O primeiro deles seria a escolha do trabalho. Para maioria dos brasileiros trabalhar é uma questão de necessidade para manutenção da sobrevivência, então nem sempre ele passa pelo poder de escolha.
Mas, é extremamente importante manter o respeito por aquilo que você identifica como sua vocação, para que você possa atuar naquilo que você realmente gosta de fazer, assim que tiver a oportunidade.
Muitos profissionais, movidos por questões financeiras, se expõem em exercer funções com as quais não tem real afinidade, e isto pode provocar diretamente problemas psíquicos.
Portanto, se você se encontra em uma situação similar, faça deste emprego um trampolim para aquilo que realmente você gosta, e assim, mesmo nos seus piores dias você terá uma motivação genuína a te mover.
Consideramos que o mercado de trabalho fica cada vez mais competitivo, e buscando se manter nas vagas de emprego, as pessoas acabam tendo por comum, o acúmulo de atividades, pressões e sobrecargas.
Neste cenário, a busca por uma trilha de carreira estável está sendo associada em conformidade com o estresse, a ansiedade e outros tipos de desconfortos mentais e emocionais.
O equilíbrio pode ser alcançado através de práticas preventivas e o desenvolvimento de sua inteligência emocional, por isto separamos algumas dicas que podem te ajudar:
Avalie-se periodicamente
O corpo fala, e você precisa estar atento a sinais. Busque ajuda ao perceber: irritabilidade em excesso, mudanças de humor repentinas que você não consegue entender a causa, problemas digestivos, confusão mental, lapsos de memória, ansiedade, dores de cabeça, dificuldade de concentração, baixa estima e indisposição sem justificativa.
Estes podem ser pontos de atenção, de que a sua saúde mental precisa de atenção e de acompanhamento.
Faça terapia
Diferente do que muitos acreditam, a terapia não é uma ferramenta de caráter apenas corretivo, mas também preventivo. Não espere a situação fugir do controle ou dar indícios de instabilidade para procurar ajuda profissional.
Após a pandemia muitos terapeutas e psicólogos passaram a adequar suas agendas para atendimentos online, isto diminui o seu investimento em relação a tempo, deslocamento e recurso, sendo assim uma proposta mais acessível para você incorporar como uma necessidade a ser atendida.
Inteligência emocional é algo que pode ser desenvolvido através do autoconhecimento, então invista em se conhecer melhor e entender seus limites explorando-os afim de dominá-los.
Melhore seu ambiente de trabalho
Isto vale para questões físicas e para questões de clima organizacional. Tenha sempre em vista no seu espaço de trabalho, imagens ou itens que tenham um significado atribuído, de relevância para você, como por exemplo: fotos de sua família, fotos de um lugar que você queira muito conhecer, frases que te inspiram, um item decorativo que te remeta coisas boas, uma caneca personalizada.
Isto irá te motivar, elevando seu humor e te proporcionando uma visibilidade agradável e acolhedora.
Atente também para seus relacionamentos em equipe, seja agradável, mas sem perder a sua legitimidade. Celebre datas importantes para seus colegas, leve de vez em quando um doce, uma sobremesa, um cartão com uma frase legal.
Lembre-se que o clima de uma organização é feito pelos colaboradores, e que pequenas atitudes podem quebrar climas tensos e negativos. Isto será mais agradável para você do que para qualquer outro.
Pratique exercício físico
A prática de exercício físico pode ser uma ótima estratégia para te ajudar como recurso essencial no tratamento da saúde mental. Praticar regularmente atividades físicas, podem comprovadamente melhorar a autoestima, promover a sensação de bem-estar e diminuir os riscos de depressão.
Quando o corpo entra em movimento através da prática de exercícios regulares, o cérebro libera a endorfina que é considerada popularmente como o hormônio da felicidade além de estimular o crescimento de células nervosas na área responsável pela regulação dos níveis de humor.
Portanto, ao menos tente primeiramente com uma frequência reduzida (que mais a frente pode ser intensificada), inserir em sua rotina a prática moderada e regular de exercícios físicos como uma aliada para manter uma saúde equilibrada.
Uma das formas prevenir o desgaste emocional ou psicológico é olhar para si, dedicar tempo para você mesmo. Excesso de trabalho, mesmo que seja uma prática por paixão, aliado a ausência de hábitos de autocuidado; podem provocar consequências severas para a saúde mental e a estabilidade emocional, e essas consequências são a longo prazo, de acordo com profissionais as consequências podem ser evidenciadas depois de anos.
Crie uma agenda equilibrada entre suas demandas pessoais e as de trabalho, mantenha uma boa alimentação e atente para seus hábitos em relação a horários de descanso e de sono.
Invista em uma boa comunicação a fim de manter um clima organizacional harmonioso. Em dias tensos, mantenha-se concentrado em suas atividades, exercite sua respiração e escolha uma playlist que te acalme, músicas podem nos acalmar e relaxar até mesmo nos dias mais difíceis.
E acima de tudo lembre-se que não existe receita pronta!
Encontre as melhores formas que se apliquem em sua realidade através do autoconhecimento, e não hesite em pedir ajuda e em investir em um acompanhamento psicológico, isto irá ampliar seus horizontes e desenvolver suas habilidades emocionais.
Comments