Porque essa lei é tão importante para minha empresa? Quais os reflexos que essa lei traz nas organizações?
Pensando sobre a tão famosa lei de cotas em universidades e na Lei de cotas para pessoas com deficiência, me veio os seguintes questionamentos: Porque essa lei é tão importante para minha empresa? Quais os reflexos que essa lei traz nas organizações?
De maneira pratica e simples as leis de cotas Lei nº 12.711/2012 para acesso à universidade e a Lei nº 8.213/91 de cotas para pessoas com deficiência, tem como objetivo assegurar a tão sonhada igualdade e respeito ao qual todos os seres humanos têm direito.
Através das leis de cotas podemos ter nas universidades públicas negros, indígenas, e pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
Diariamente vemos veiculadas na imprensa, dados estatísticos, sobre a aplicabilidade e também o descumprimento destas leis.
No seu dia a dia consegue perceber e entender como estas leis afetam você empreendedor/empresário? É sobre esse aspecto que quero conversar, vamos trocar uma ideia?
Você sabia que a Lei nº 12.711/2012, garante aos estudantes de escolas publica a oportunidade de cursar uma graduação? Que essa lei no mês de agosto completou 10 anos? Com a Lei nº 8.213/91 as pessoas com deficiência podem ser inseridas no mercado de trabalho?
Agora você pode estar pensando: a educação e a possibilidade de construir uma carreira profissional é direito garantido a toda sociedade. Concordo contigo deveria ser, mais, olhando ao nosso redor é muito fácil de perceber que sem a obrigatoriedade adquirida pela lei, não teríamos reconquistado, ainda que a passos lentos, o espaço que foi arrancado de nós por conta do preconceito.
Essa reconquista, tem um peso enorme porque apenas com uma mudança de mentalidade e atitudes é possível transformar completamente a realidade de diversas famílias.
Se você empreendedor/empresário, entender que, além de atender as normas e se” livrar” das multas, pode ser um agente transformador da localidade onde a sua empresa está inserida, mais sobre tudo, poderá alavancar o seu negócio independente do porte ou ramo em que atua apenas contratando jovens negros, indígenas, pessoas com deficiência, e LGBTQIA+ terá um poderosíssimo diferencial competitivo.
Certamente a primeira coisa que veio a sua mente foram as competências técnicas, que seus colaboradores precisam ter. Sim! Os conhecimentos específicos inerentes a cada função são extremamente importantes, porém para construir uma equipe potente, é preciso combinar as diferentes experiências, trajetória de vida e percepções de mundo, essa junção contribuirá para consolidação e sucesso da sua empresa.
Bom... espero que essa conversa tenha sido valida e que de algum modo, essa entusiasta, tenha lhe feito refletir um pouco sobre o quão importante é, nos dias atuais sermos adaptáveis, disponíveis e plurais, na busca por sucesso na “selva” do empreendedorismo e empresariado no brasil.
Até a próxima conversa!
Comments