top of page
Foto do escritorBreno Farias

Seu chefe é uma pessoa "difícil"?

8 em cada 10 profissionais pedem demissão por causa do chefe. Veja como evitar!

É a tarde de um dia normal de trabalho. Em um lado da mesa, uma caneca com um pouquinho de café e do outro lado, muito papel.


Com a fadiga de uma pessoa extremamente sobrecarregada, olha para o relógio toda hora, contando as horas para ir embora.


Mesmo nesse cenário, o chefe faz uma abordagem de repente e te pede ainda mais coisas, com um prazo muito curto. Não deixa claro o que precisa e só faz colocar pressão, dizendo que a diretoria precisa daquilo o quanto antes.


Parece sua rotina, não é? Então, você pertence a esse clube.


Se a questão é a demanda de atividades, isso é muito comum mesmo. Ainda mais no cenário pós-pandemia.


E, se o problema é a chefia, você não faz parte de um grupo tão exclusivo assim: 8 em cada 10 profissionais pedem demissão por causa da liderança.


A consequência disso? Desgastes, sobrecarga de trabalho, perda de bons profissionais, liderados ou colegas de trabalho, stress, ansiedade... a lista enorme.

Mas, já pensou em trabalhar em paz, fazendo sua parte e conseguindo contornar esse ambiente de trabalho complexo? O resultado disso é ganho na produtividade e muito menos stress e um cenário mais tranquilo, que permita que você chegue em casa e consiga ficar em paz, desconectado.


Podemos fazer isso de inúmeras formas:


Se a questão é uma quantidade enorme de atividades de pouca importância que não permitem que você mostre suas habilidades ou se destaque, podemos procurar refletir se realmente já expomos essa capacidade, se somos proativos e analisar a situação de outros colaboradores para entender se não é algo pessoal.


A conversa também é fundamental. Não posso achar que todas as cartas estão na mesa. É preciso confirmar se a comunicação está acontecendo e os interesses de todo mundo estão cheque.


Às vezes, não transmitimos com clareza o que queremos, mas teimamos em achar que sim.


Não busque aprovação. Construa relacionamento e demonstre suas habilidades para outras pessoas e setores. Você se tornará uma pessoa valiosa. Se sua liderança te criticar, vai ter uma contradição, já que nem todo mundo acha você um profissional ruim.


Quando as lideranças são autoritárias, é na equipe que buscaremos força. Fortalecer os laços pode trazer bom desempenho apesar do chefe ruim.


Se você é alguém que não gosta de levar desaforo para casa, evite agir por impulso, mas não significa que precisamos de atitudes submissas. Porque não ouvir cada palavra e analisar racionalmente?


Alguma coisa naquele diálogo pode ser proveitoso para sua tarefa ou desempenho e se erramos devemos assumir prontamente o erro.


Mas, repito, não seja uma pessoa submissa.


Seja firme e tenha argumentos coerentes e racionais. Além disso, apesar de difícil, é preciso empatia para entender o que de fato é a mensagem/informação e o que é agressão gratuita.


Caso nada dê certo, nem comunicar as hierarquias superiores: CAIA FORA!


Sua saúde mental vale mais que isso. Como diz minha mãe: “eu morro e fica tudo ai!”.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


  • Whatsapp
  • Youtube
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Spotify
bottom of page