Em tempos de crise, vender algo vira a alternativa mais buscada
Vamos direto ao ponto.
Tempos de crise e nós meros mortais, pessoas trabalhadoras, precisam criar alternativas de renda.
Tudo está ficando mais caro, ao mesmo tempo em que o consumo aumenta de forma famigerada.
Isso deve às necessidades que temos que atender e que são atendidas através de bens de consumo e graças aos esforços de venda.
Muitas vezes, vamos nos aventurando em vender uma bijuteria, doces, fast-food, artesanato e outras inúmeras formas de ganho.
Mas, a pergunta é: você tem habilidade com as vendas?
Grande parte das vezes, decidimos vender algo, mas essa atividade está muito longe da nossa área de atuação.
Mas, não se preocupe!
Temos uns lembretes, repito lembretes (nada de novo sob o sol), que vão melhorar seus resultados ou ajudarão a não perder clientes.
Vamos lá. Conheça sua clientela
Esse, sem dúvida, é o ponto mais falado. Sabe o motivo? Ainda tem muita gente que gasta suas economias para revender algo em seu escritório, por exemplo, mas, não faz ideia se aquele produto vai ser bem aceito.
Ao invés de pensarmos em um produto e tentar vende-lo ou empurra-lo para os potenciais clientes, pense na clientela, suas dores, problemas e necessidades e veja se consegue atende-las.
O foco é o atendimento, não a venda
Você é uma pessoa parceira, quase uma consultora, focada em atender uma necessidade. Se costuma vender pelas redes sociais e pelo whatsapp, por exemplo, amplie seu horizonte.
Não se limite a enviar mensagens e postar status só com produtos e preços.
Apareça de vez em quando com dicas, sugestões, curiosidades, assuntos relacionados para que você ou sua loja sejam lembradas. Ao entrarem em contato com você, pense nisso, busque gerar confiança e bom relacionamento.
Depois da compra não suma
Seu cliente precisa ter consciência que após fechar a compra, você não vai desaparecer. É fundamental estabelecer uma relação de parceria.
Exercite a escuta ativa
Ouça seu público, buscando de fato entender o que eles estão falando. Isso gera conexão emocional e aumenta significativamente as possibilidades de fechar a venda e de indicação.
Acompanhe as tendências
Vende maquiagens? Veja quais são as novidades sobre o assunto, quais os novos tipos make, as modas, o que estão usando fora do país, novidades sobre as empresas fabricantes, etc. Isso vale para todas as áreas.
Com certeza, hábitos como essa trarão ideias para você e te ajudarão a se tornar expert no assunto, ajudando nas conversas com os clientes.
Não subestime seu cliente
Hoje, temos acesso a conteúdos rapidamente. Se você tiver passando alguma informação incorreta ou não tão confiável, sua clientela pode estar verificando a veracidade ali mesmo, na sua frente, enquanto mexe no celular, então, atenção.
------
Estes lembretes, são fundamentais e estão nas mais diversas listas e guias de vendas. Não dar relevância a alguns destes assuntos nos leva a perder a oportunidade de potencializar nossos resultados e como consequência, perda de tempo.
Sabe o motivo?
Usamos o tempo para comprar os produtos, embalar, fazer postagens em redes sociais, bater papo com clientes e se não usarmos o máximo de possibilidade de aumentar essa produtividade, tudo isso vai ser em vão.
Um ponto não listado, mas, que é tão importante quanto os demais: Fidelizar clientes é mais barato do que atrair novos, então, mantenha boas relações.
Kommentare