Você se prepara antes de reuniões, entrevistas, apresentações ou visitas?
- Gestao preta
- 4 de jan. de 2022
- 2 min de leitura
O nervosismo é um dos principais obstáculos nestas situações. E a preparação e ensaio, uma das melhores armas para supera-lo.

A agilidade que nossa rotina exige de nós, sem dúvida, é algo para nos enlouquecer mesmo!
Tantas tarefas para fazer, encomendas para entregar, pedidos para atender ou vendas para fechar, fazem com que em boa parte das vezes façamos tudo no piloto automático, e é aí que mora o perigo.
Muitas situações que menosprezamos diariamente são cruciais para o ambiente de vendas. É como dizem por aí:
“Você é seu cartão de visita.”
Não desperdice situações
Contatos rápidos que fazemos com clientes ou fornecedores, podem dizer muito sobre nós. Ter informações e dados importantes na ponta da língua (ou anotados com fácil acesso) passam muito mais credibilidade do que respostas como: “vou checar e te dou um feedback”, “não tenho certeza”. Do mesmo modo são os feedbacks que precisamos dar a lideranças, apresentações de resultados, satisfações ou explicações sobre problemas que ocorreram. Para todas as situações é importante preparar um script e obter informações e dados importante para a conversa.
Em reuniões, para o bem e produtividade de todos, liste quais objetivos daquele encontro, o que precisa saber e qual serão os próximos passos. Isso vai ajudar as conversas fluírem muito mais rápido.
Com clientes, é importante intensificar o cuidado, além de demonstrar que você se importa com eles. Procure informações sobre ele e com as pessoas que entrará em contato, o Linkedin é uma excelente para isso. Se o seu cliente já tem informações acessíveis (Redes Sociais, Sites, Promoções), porque você vai deixar para perguntar quando estiverem conversando? Ganhe tempo! Dessa forma, você evita perguntas simples e que podem parecer estúpidas para o seu cliente, além de demonstrar que você investiu tempo e esforço para conhece-los melhor, podendo faze-los se sentirem importantes. Em entrevistas de emprego, podemos nos beneficiar também deste preparo. A ansiedade pode fazer com que foque em possíveis dinâmicas de grupo, atividades “fora caixinha”, perguntas pessoais ou sobre suas habilidades ou experiências. Realmente estes são pontos importantes de um processo seletivo, mas, podemos buscar informações sobre a empresa, situação financeira, atuação, clientes, comunicação e até saber um pouquinho sobre sua cultura, tudo pela internet. Com Linkedin talvez seja possível até saber um pouco mais sobre seu entrevistador, pessoas que vão trabalhar com você, etc.
Bình luận