top of page
Foto do escritorGestao preta

Você não precisa mais sofrer com a procrastinação

Atualizado: 26 de fev. de 2023

Como gerenciar bem seu tempo e evitar que a procrastinação e a ansiedade te suguem.

Todo mundo em algum momento da vida já se pegou “deixando para depois” alguma tarefa ou atividade, até mais do que gostaríamos de reconhecer... E tudo bem, nem sempre estamos totalmente dispostos ou interessados em fazer algo de imediato.


Porém, precisamos observar quando essa se torna uma prática recorrente, a ponto de fugir de nosso controle e consciência, nos causando problemas sérios, como por exemplo acumular atividades do trabalho, sempre empurrando para depois, e depois se ver sobrecarregado.


A partir daí, outros problemas como estresse, exaustão e ansiedade podem ser desencadeados ou potencializados.


Estamos falando de um ciclo vicioso de postergar coisas que normalmente não são interessantes para nós como aquelas que executamos por prazer ou vocação/paixão, e isto se aplica a uma tarefa, um compromisso, entrega, atividade ou responsabilidade.

Normalmente, este adiamento de atividades ocorre em resposta a um mal gerenciamento do tempo, e uma inversão de prioridades, chegando a ser considerada como um vício, a procrastinação se torna um fator de desequilíbrio emocional e psicológico, portanto, requer tratamento e intervenções.

Quer um exemplo prático? O famoso botão de soneca.... Quem nunca, não é?

E este primeiro atraso do dia pode provocar um efeito dominó de atrasos, daí vem a vergonha de ter chegado atrasado e ter recebido uma advertência (por exemplo), em seguida a crítica sobre si mesmo e uma onda de sentimentos negativos que vão bagunçar a saúde mental e física de uma pessoa procrastinadora, aliados a culpa de não conseguir (não é sobre querer) cumprir uma simples promessa ou uma rotineira obrigação, abrindo a porta para a baixa produtividade, indisposição, maus hábitos alimentares, dificuldade para dormir, etc.


E está instaurado assim, um cenário de caos na vida pessoal e profissional!


São pequenas atitudes que normalmente enxergamos como naturais, que quando repetidas e problematizadas, se tornam procrastinação e toda essa avalanche de problemas em um combo caótico.

Mas, você não está sozinho nessa, este hábito é muito mais comum do que você imagina, e por isto preparamos a seguir algumas dicas práticas que vão te ajudar com essa dificuldade.


Com essas dicas, você pessoa empreendedora ou que trabalha para alguma empresa terá dias melhores, mais organizados e tranquilos, sem todo aquele caos, livre daquela sensação de que não está conseguindo fazer nada ou dar conta de alguma coisa.

Fique com a gente até o final!


Comece bem o dia

Sua primeira vitória do dia precisa ser não apertar o botão soneca de seu despertador, sabemos que essa prevenção pode ser bem difícil, mas através dela um efeito em cadeia pode ser evitado.


Para isto não durma com o seu aparelho celular embaixo do travesseiro ou do lado da cama, coloque-o em uma distância que se faça necessário levantar para desliga-lo, isto te ajudará a não adiar por mais cinco minutos, uma soneca que na verdade pode se tornar 20 minutos e te fazer chegar atrasado para seu compromisso.


Primeira tarefa do dia: arrume a sua cama, essa é uma prática muito indicada nas psicoterapias, fazer isto repetidamente no início de seus dias te trará uma sensação prazerosa de dever cumprido, e de orgulho, essa dica de ouro será o gás para você realizar as suas demais atividades ao longo do dia, mantendo-se na mesma energia.


Elimine distrações

Sabemos bem que estamos sempre conectados e acompanhando as redes sociais, e assim como o botão soneca, a gente as vezes escolhe dar aquela espiadinha no feed do Instagram, por exemplo, e mal notamos que somos capazes de passar horas rolando o dedo de baixo para cima repetidamente sem a menor noção do tempo.

Mulher na mesa de escritório usando smartphone
Atualmente o celular é uma das maiores distrações

Evite mais uma vez deixar o aparelho celular ao seu alcance visível, configure as notificações para não aparecerem em tela bloqueada, ou deixe sempre o celular virado intencionalmente para baixo.

Não dê espaço para comportamentos que podem reforçar a sua tendência procrastinadora.


Gerencie bem as suas emoções

Essa é uma tarefa difícil, mas não é impossível, aprender a lidar com seus sentimentos e emoções, sobretudo os sentimentos negativos é extremamente importante para superar este vício.


Somos movidos por emoção, então por muitas vezes nossas emoções jogam contra nós mesmos, então o medo e a culpa, tendem a nos fazer atrasar projetos ou atividades, levando-nos até mesmo a desistir, pois a pressão que se instaura sobre nossa mente nos leva a acreditar que existe um nível inalcançável de dificuldade, sendo mais fácil abrir mão.

O autoconhecimento é muito importante.

Portanto, aprenda não só a identificar as emoções que te fazem mal, como também, a gerenciá-las; se preciso faça registros e anotações, e se tiver dificuldade de lidar com isto procure ajuda de um profissional de saúde.

Lembre-se que uma vida saudável requer uma saúde mental e emocional equilibrada, por isto você deve sempre observar, entender e administrar as suas emoções.


Organize-se

Manter seus dias organizados deve ser uma prioridade para você, e uma boa ferramenta podem ser as listas de tarefas.


Outra dica importante é atentar para organização e limpeza de seu ambiente de trabalho, lembre-se que estímulos externos assim como as distrações precisam estar controlados para que não atrapalhe seu foco e sua performance diária.


Defina as prioridades, estabeleça o que vai fazer primeiro de acordo com a ordem de urgência, e lembre-se também que de nada vai adiantar ter uma lista de afazeres se o tempo para cada atividade não é respeitado ou previsto.

Ter 10 atividades diárias, e passar 3 horas em cada uma não vai ser algo produtivo e coerente. Por isto, ao fazer uma lista, insira a previsão para cada tarefa e tente cumprir dentro de um tempo razoável. Não se frustre ou faça de uma atividade não executada ou finalizada um gatilho para desânimo e procrastinação.


Faça uma lista de lápis, e flexibilize usando sempre de bom senso, caso seja necessário rever alguma tarefa ou algum prazo. Uma dica para o uso de listas e o gerenciamento do tempo, é utilizar aplicativos em seu aparelho, mas se você identifica que ter o celular por perto para acompanhar a lista e o tempo pode te atrapalhar no foco, opte por listas manuscritas, post-it e afins.


Você quem faz suas regras, mas para isto você precisa se conhecer bem, para atuar sobre as suas próprias dificuldades de modo inteligente e assertivo. Você merece uma vida tranquila, estável e recompensadora; cada avanço seu merece ser celebrado dando mais relevância a acertos do que aos erros.


Se você ainda precisa de ajuda com esse assunto, podemos te auxiliar diretamente. Conta para gente em nossos canais de comunicação (Direct Instagram, Site, Whatsapp) qual a sua dificuldade, vamos te ajudar, afinal, estamos aqui para isso!


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


  • Whatsapp
  • Youtube
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Spotify
bottom of page