top of page
Foto do escritorGestao preta

É tudo para ontem? Vença o monstro da urgência!

Atualizado: 21 de dez. de 2022

Causas, danos e prevenção para resultados satisfatórios.

Gerenciar pessoas não é uma tarefa fácil. Muitos pontos precisam ser considerados em suas devidas prioridades: aspectos que envolvem logística, administração, relacionamentos, etc.


Tudo isso precisa andar sempre em equilíbrio para que se tenha equipes motivadas, seguras e produtivas, e isto se aplica a todo tipo de negócio ou empreendimento.

O planejamento estratégico precisa contemplar o conhecimento sobre a própria organização, seus pontos fortes e fracos, assim como ameaças eminentes que possam impactar a produtividade e os resultados.


Quando este planejamento estratégico macro (abrangendo todas as áreas da empresa) não existe ou não é bem planejado/executado, surgem demandas extra fluxo, que são as que não estavam previstas a serem executadas, ou mesmo que previstas deveriam ser aplicadas em outro prazo que não um urgente.


Isto provoca o comprometimento da qualidade do serviço ou produto ofertado, e consequentemente prejuízos a médio e longo prazo que podem desencadear uma série de problemas estruturais; acarretando inclusive falência de muitas empresas.


Considerando este assunto como um de extrema relevância, elencamos aqui alguns motivos que podem causar essa desordem, isto pode te ajudar em caráter preventivo seja qual for a sua posição e segmento no mercado.


Vamos nessa?


1 – Não conheço meu público alvo


Toda atuação da empresa deve girar em torno deste aspecto; para quem eu comunico e ofereço meu serviço/produto? Quem são, quais são interesses, onde moram, o que comem, que lugares frequentam, que margem de renda eles possuem, quais ambições e dores os impulsionam? Meu produto ou serviço faz sentido para ele? Agrega valor, traz solução, promove algo relevante?

Lupa em cima de teclado.
A pesquisa é uma das principais necessidades na gestão.

Precisamos entender que os esforços organizacionais precisam ser intencionais e assertivos, desde o marketing, estratégia de comunicação, até os pontos de venda e oferta. Quando este aspecto não estão sob domínio, pode ocorrer de seu produto estar sendo ofertado como solução para um público totalmente desinteressado.


Gerando demandas emergenciais como: Criação de nova campanha, revisão de valores promocionais para garantir fluxo de vendas sem perder o prazo de validade do produto (em caso de produtos perecíveis), perda de interesse de parceiros e/ou distribuidores.

Com isto, haverá demandas urgentes a serem trabalhadas para todo o efetivo da organização, movendo-se através de prejuízos e deslizes a fim de recuperar ou minimizar danos; quando na verdade todo o foco precisaria estar em otimizar lucros e expandir vendas.

2 - Não consigo captar e/ou reter meus talentos (funcionários): Uma das grandes dificuldades para a manutenção linear do quadro efetivo das empresas, começa desde o recrutamento e seleção. O perfil do candidato deve ser desenhado com clareza e objetividade, tanto quanto o perfil do público alvo.


Isto porque um candidato fora do perfil previsto, pode ter ambições divergentes com o seu plano de carreira, ou não dominar as aptidões necessárias para o cargo solicitado...

Para cargos de liderança, precisa existir um cuidado redobrado, visto que a saída não prevista deste funcionário pode provocar uma ausência de estabilidade nas equipes que estão sob a liderança dele, assim como será preciso considerar a dificuldade de incorporar um novo colaborador a instituição, aguardando que ele domine todos os processos, para assim dar continuidade ao trabalho anterior.

Todo este cenário pode promover uma queda na produtividade, criando demandas urgentes para o novo colaborador, ou sobrecarregando os que permaneceram, consequentemente gerando desconforto e irritabilidade na equipe, em casos extremos impulsionando outras demissões.


Uma das medidas de precaução é estudar programas de incentivo, planos de carreira acessíveis e claros para que haja uma retenção sólida das equipes e lideranças. Assim como o recrutamento e seleção, que precisa ser executado por uma equipe ou profissional apto e de referência sobre o assunto (muitas vezes terceirizado).


Essas medidas inteligentes e estratégicas irão prevenir ações inesperadas de grande impacto, gerando um ambiente organizacional mais produtivo e facilmente moldado às demandas e propósito da empresa.


Vale ressaltar que dentro do planejamento estratégico a empresa precisa prever quantas pessoas em determinados cargos são suficientes para cumprir ‘X’ demandas, logo, subindo a demanda e a capacidade de venda/oferta, precisa ser considerado o aumento do efetivo, evitando sobrecarga e demandas urgentes para a equipe atual.


3 – Não sei precificar meu produto ou serviço: Este é um aspecto que prejudica desde microempreendedores à grandes empresas... A margem de lucro é o fator principal para a sustentabilidade de qualquer negócio. Então a metodologia comercial, envolvendo preço e oferta; precisa ser inteligente e sustentável.

Talvez você esteja se perguntando qual a relação de preço e demanda urgente...


E aqui vai!


Somos movidos pelo desespero em toda e qualquer situação de risco, quando você consegue manter um volume de vendas significativo, mas no final do mês/ no final da campanha, a conta não fecha e automaticamente surge uma necessidade de vender mais. E este vender mais estava fora da rota, do previsto, do planejado...


Logo, todas as equipes que estão envolvidas diretamente com a produção, logística, e faturamento, receberão uma nova e urgente demanda a ser cumprida.

E demandas urgentes, normalmente soam como injustas, daí voltamos a questão de funcionários insatisfeitos e desmotivados. Assim, cria-se um cenário de efeito dominó, com cada vez mais ‘peças’ a serem levantadas.


Ações inteligentes, estratégicas e preventivas sempre precisarão estar em caráter prioritário em toda e qualquer organização. Sem descartar que imprevistos e situações inesperadas ocorrem.

Mas, elas estarão longe do campo da impossibilidade. Demandas urgentes devem estar presentes na rotina de uma instituição, como uma coisa rara, e logo depois precisam ser estudadas para evitar novos riscos e situações semelhantes.


Avalie seu planejamento, identifique formas inteligentes de apontar, sugerir e melhorar o desempenho da equipe ou empresa que você trabalha ou administra.


18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


  • Whatsapp
  • Youtube
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Spotify
bottom of page